sexta-feira, 10 de abril de 2009

Função do sistema nervoso

Função: O sistema nervoso é responsável pelo comando, controle e manutenção dos demais sistemas fisiológicos, mantendo um equilíbrio entre o meio externo com o meio interno (homeostase).
Um exemplo fácil de demonstrar essa função é supor uma alta temperatura ambiental e constante perda de água pelo organismo. O sistema nervoso irá produzir a sensação de sede e ao mesmo tempo promover o aumento da absorção de água a nível renal, mantendo assim constante, o nível de água no organismo.
Existem muitas outras funções que estarão associadas a áreas específicas do encéfalo:
Bulbo raquiano - função de controlar as funções automáticas do organismo como manter os batimentos cardíacos e a freqüência respiratória constantes e certos atos reflexos, como deglutição, sucção, mastigação, vômito, tosse, secreção lacrimal e o piscar de olhos.
Ponte - participa de algumas atividades do bulbo, como no controle da respiração, a reflexos associados à emoções como risos, lágrimas além de servir como ligação do cérebro à medula.
Cerebelo - função de manter o equilíbrio do corpo, sendo receptor de estímulos do labirinto auditivo, percebendo mudanças de altitude e direção. Responsável também pela própriocepção, motivo pelo qual o indivíduo pode perceber onde estão suas pernas e braços mesmo sem precisar vê-los. Responsável por movimentos rotineiros como caminhar, movimentos sincronizados e pelos movimentos que necessitam uma maior precisão.
Hipotálamo - funções ligadas principalmente às emoções, prazer, raiva, sede, fome entre outras. Responsável pela manutenção da homeostase, controle da secreção hormonal da hipófise e regulação da temperatura corpórea.
Cérebro - funções ligadas ao aprendizado, memória. Receptor de estímulos sensoriais, como visão, audição, olfação, tato, gustação, além de ser responsável pela fala e pelos movimentos voluntários.
Os componentes do sistema nervoso irão se completar à medula, que será responsável pela ligação entre o encéfalo e demais partes do organismo. O sistema nervoso tem como principais células os neurônios, que devido ao processo de diferenciação celular, possui características anatômicas e fisiológicas capazes de promover a propagação de impulsos elétricos e químicos, importantes para a comunicação entre o sistema nervoso e demais regiões do corpo.
Divisão do Sistema Nervoso
O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).
O SNC envolve o encéfalo e a medula espinal que se aloja no interior da coluna vertebral. O SNP é constituído pelos nervos (feixes de dendritos e axônios) e pelos gânglios nervosos (conjunto de corpos celulares fora do SNC).
O SNP é formado por vários gânglios nervosos e uma rede de nervos, que se espalham ao longo de todo o organismo: esses nervos podem ser: cranianos – quando pertencem ao encéfalo e espinhais - quando partem da medula espinhal.
De acordo com o sentido em que se transmite o impulso nervoso, os nervos classificam-se em: sensitivos ou aferentes – quando transmitem impulsos nervosos dos órgãos receptores até o SNC; motores ou eferentes – quando transmitem impulsos nervosos do SNC para os órgãos efetores; mistos – quando possuem neurofibras sensitivas e motoras.
O sistema nervoso periférico age na conexão do sistema nervoso central às demais partes do corpo, sendo dividido em: sistema nervoso periférico voluntário; e sistema nervoso periférico involuntário (autônomo).
O sistema nervoso periférico autônomo é dividido em: sistema nervoso periférico autônomo simpático e, sistema nervoso periférico autônomo parassimpático.
Sistema nervoso periférico autônomo simpático - formado por inúmeros gânglios e neurofibras. As neurofibras podem ser:
· Pré-ganglionares – originam-se de neurônios localizados nas regiões torácica e lombar da medula e chegam aos gânglios, onde fazem sinapses com corpos celulares aí presentes.
· Pós-ganglionares – saem dos corpos celulares ganglionares e inervam os órgãos viscerais, liberando neles o neurormônio adrenalina. Daí essas neurofibras serem chamadas de adrenérgicas.
Sistema nervoso periférico autônomo parassimpático.
É constituído por gânglios e neurofibras. As neurofibras podem ser: pré-ganglionares – no parassimpático, essas neurofibras originam-se de neurônios localizados no encéfalo e na medula sacral; pós-ganglionares – essas neurofibras liberam nos órgãos viscerais o neurormônio acetilcolina. Por isso, são denominadas colinérgicas.
Ato Reflexo
Os atos reflexos são movimentos involuntários comandados pela substância cinzenta da medula, antes dos impulsos nervosos chegarem ao cérebro. Entre os atos reflexos mais conhecidos, estão, o reflexo patelar, movimento involuntário da perna quando se estimula o nervo que está sob a patela e o reflexo da mão, quando ocorre toque em algo muito quente.

Um comentário:

  1. pode-se, então, dizer que os 5 sentidos são funções do sistema nervoso central???sempre tomei que sim excepto o tacto .este eu entendia como parte do sistema periférico. que comentarios faz sobre isso?

    ResponderExcluir